Harmonia das Cores
Conceitos Importantes
Intensidade: cor + branco.
Tom: cor + cinza.
Sombra: cor + preto.
Matiz: é a máxima intensidade da cor, a própria cor, ou a variação de tonalidade obtida pela mistura de duas cores em sua máxima intensidade, sem mistura de pigmentos pretos ou brancos, formando novas cores.
Cores neutras: são consideradas cores neutras o branco, preto e cinzento.
Cores primárias: são as cores que não podem ser obtidas través da mistura de outras cores.
Cores secundárias: cores formadas por duas cores primárias na mesma proporção. Exemplo: verde (azul + amarelo).
Cores terciárias: cores formadas entre uma cor secundária e uma primária, ou entre as três cores primárias. Exemplo: violeta (magenta + azul).
Cores quentes: são as cores que se associam às sensações de calor, adrenalina, são cores consideradas mais excitantes. São consideradas cores quentes todas aquelas que, no círculo cromático primário, derivam das cores amarelo e vermelho.
Cores frias: como o próprio nome, são as cores associadas à sensação de frio ou calmante. São, essencialmente, as cores que derivam do violeta, azul e verde.
Harmonia Monocromática
É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, Harmonia Monocrámatica mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores.
O esquema ou harmonia monocromática utiliza variações de luminosidade e saturação de uma mesma cor. Estas harmonias luzem simples e elegantes, de fácil percepção ao observador especialmente quando se trata de tons azuis e verdes.
A cor principal pode ser combinada com cores neutras, preto e branco, no entanto pode ser difícil quando se utiliza esta harmonia, ressaltar os elementos mais importantes.