Teoria das Cores
Todos nós reagimos às cores. Uma cor tem o poder de transformar ou modificar um ambiente. O uso de uma ou mais cores em um ambiente pode alterar a comunicação, atitudes e aparência das pessoas, pode acalmar ou reduzir o estresse ou aumentar a vitalidade e energias. Pesquisas comprovam que quando uma pessoa vê uma cor da qual gosta, todo seu sistema orgânico fica relaxado, mudando seu modo de ver as coisas e tornando-se mais otimista. Cor é a sensação provocada pela ação da luz sobre a visão.
Existem dois tipos de estímulos que causam sensações cromáticas:
Cor luz:
traduzida pela luz solar, reúne todos os matizes existentes na natureza. As três cores primárias são o Verde, Violeta e Vermelho, que ao se unirem resultam na luz branca.
Cor pigmento:
sustância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos. As três cores primárias são o Azul (cyan), Amarelo e o Magenta. A união destas cores resulta no cinza-neutro. Como a cor está diretamente ligada à luz, a iluminação de um ambiente é muito importante para a percepção da cor. A luz solar possui todos os matizes presentes na natureza, portanto é a luz ideal para que possamos observar a cor real. Em ambientes internos é necessário recorrer à iluminação artificial. Basicamente temos dois tipos de iluminação artificial: a incandescente e a fluorescente.